top of page

Banco de conhecimento solar: Incêndio em sistema FV reforça importância de empresas capacitadas



Nos últimos meses muitos incêndios estão sendo registrados em painéis solares. Erro no projeto, na instalação ou até mesmo na qualidade dos equipamentos utilizados pode causa um problema. O que acende o alerta para os consumidores dessa modalidade de serviço.


Isto reforça a importância de se buscar por empresas qualificadas e que dominem o assunto. Uma vez que, sabe-se que um dos principais pontos de falha nesses sistemas são as conexões de baixa qualidade, por parte da corrente contínua presente, causadas por corrente reversa.


Módulos fotovoltaicos - Corrente Reversa


Uma das causas de incêndios em sistemas fotovoltaicos e o efeito de corrente reversa, que também pode estar relacionado a situação essa na qual séries em paralelo possuem tensões Voc (circuito aberto) distintas, seja por falha do módulo (em um curto-circuito interno), ou por erro de projeto e instalação.


A condição para corrente reversa danosa envolve duas ou mais séries em paralelo com uma série de Voc distintos, e quando ela acontece pode proporcionar aquecimento do módulo (caso o sistema não esteja protegido por fusível), que passa a se comportar como um diodo polarizado reversamente, com chances de se tornar um potencial foco de incêndio.


Arco elétrico


O arco elétrico é o principal mecanismo de falha dos componentes que causa incêndio nos sistemas. As fontes de falha estão detalhadas nas tabelas abaixo de acordo com a probabilidade de ocorrência.

Falhas causadoras de arco elétrico, ordenadas por probabilidade de ocorrência

Os arcos elétricos nos conectores são principalmente causados por falhas de instalação. Para garantir o encaixe correto é necessário seguir as recomendações de tamanho máximo do fio desencapado que se encaixa no terminal e também do uso correto de ferramenta para terminação do condutor.


A aplicação excessiva ou faltante de torque na terminação do conector tipo MC4 ou nos parafusos dos dispositivos também pode causar elevada resistência de contato ou falhas de conexão


Monitoramento


Ao se adquirir um sistema solar fotovoltaico, é de extrema importância o monitoramento do mesmo, seja em aspectos físicos ou elétricos, o dinamismo do tempo e da rede de energia a qual o sistema está conectado tornam o monitoramento do sistema um processo chave para o sucesso da geração de energia.


É muito importante que você esteja consciente sobre os problemas que podem surgir na sua usina. O mais importante é ter uma empresa que consiga, preferencialmente, identificar as falhas rapidamente, antes que isso se torne uma grande dor de cabeça e cause prejuízos.


Com o monitoramento se consegue ter um maior controle sobre o sistema fotovoltaico e evitar grandes problemas. Afinal, não basta instalar e esquecer, é preciso, manutenção, monitoramento e para isso é preciso contratar empresas qualificadas.


Saiba mais em:

Comments


bottom of page